Alho Negro

banner-alho-negro-int

Alho Negro, um alimento funcional indispensável nos dias de hoje

 

O que é?

O alho negro é um alho comum que passa por um processo de maturação, onde não se adiciona nenhum tipo de aditivo. Faz- se apenas o controle da umidade e da temperatura, sempre abaixo de 65 °C e de umidade controlada.

Depois de um período longo de maturação ele é seco e está pronto. Graças à “auto-fermentação” natural do alho, a hortaliça começa a fermentar sem o acréscimo de qualquer tipo de aditivo até finalmente obter a coloração preta que lhe é característico.

Feito esse processo, ele adquire uma cor escura, sabor mais adocicado, além de uma textura mais macia. Fica bem similar a uma bala de goma com o paladar próximo de melaço, ameixa preta, com um leve sabor de alho no fundo. Ao contrário do alho fresco, não possui ardor e não deixa as características marcantes como um hálito forte.

 

Suas propriedades

*   Um componente do alho, a alicina que é um óxido de enxofre, possui um poder antioxidante que traz muitos benefícios medicinais ao nosso organismo como prevenir o câncer, matar as bactérias, desintoxicar, regular o intestino, fortalecer o estômago, etc.

*   Fortalece imunidade do corpo.

*   A alicina, que é responsável pelo aroma de alho, se transforma em S-alil cisteína no alho negro, desfazendo o cheiro incômodo.

*   Tem um poder antioxidante dez vezes mais potente do que o alho cru original.

*   O polifenol do alho in natura é potencializado no processo de maturação e por isso é utilizado para prevenir o câncer e o envelhecimento das células.

*    O polifenol remove as espécies reativas de oxigênio, apresentando diversos efeitos farmacêuticos como refrear a manifestação ou a metástase do câncer.

*   O alho negro é rico em um nutriente chamado “trissulfeto de metil alila” que inibe a formação de trombos, mantém o sangue fino e impede infartos e AVCs.

*   É anti-inflamatório e ajuda a combater doenças sanguíneas como a pressão alta, infartos, colesterol alto, aterosclerose, varizes e tromboses

*   Aumenta a resistência, é bactericida e atua na proteção às doenças associadas ao estilo de vida.

*   Uma das principais características do alho negro está no seu efeito termogênico. Ele aumenta a temperatura corporal estimulando o sistema nervoso, que acelera o nosso metabolismo basal. Com esse metabolismo mais acelerado, o corpo é capaz de queimar mais calorias e consequentemente perder mais gordura corporal

 

Consumo

Ingira até 3 dentes de alho negro por dia, de preferência em jejum. Evite doses noturnas que podem comprometer o sono.

 

Cozinha Gourmet

Esse alho tão mais agradável, já é bastante utilizado por grandes chefs como tempero de saladas e risotos. Por ser macio e doce, pode ser utilizado em diversas preparações, tanto salgadas quanto doces e até mesmo in natura. Encontrar o alho negro não é fácil, mas vale a pena procurar em casas de produtos naturais.

O Alho Negro tem sabor defumado e adocicado, podendo ser utlizado em inúmeras receitas, como massas, assados, grelhados, em entradas, dentre

outros. Por ser versátil, é utilizado principalmente nas pizzarias, na culinária japonesa e em bistrôs

 

Efeitos terapêuticos do alho negro segundo trabalhos científicos da Universidade de Showa, no Japão:

Anticancerígeno

Antiviral

Recupera a fadiga

Aumenta a disposição

Fortalece o fígado

Antibacteriano

Retarda a velhice

Inibe o colesterol

Antialérgico

Antiestéril

Deixa a pele mais lisa

Afina o sangue

Previne contra a diabetes

Previne a pressão alta

Previne a arteriosclerose

Previne a diarreia crônica

Previne o mal estar da menopausa

Previne a constipação intestinal

Previne o resfriado

Melhora da dor de estômago

Melhora a circulação do sangue

Melhora problemas de insônia

Aumenta o apetite

Estimula a secreção de hormônios